quarta-feira, 4 de julho de 2007

Demorei pra crer ¬¬"

Hoje vi uma coisa na qual demorei pra crer...pelamor,, eu presenciei de fato, não foi algo que vi alguém comentando. Bom, primeiro vou explicar uma coisa que leva a esse assunto do qual me queixei agora. Quem quiser ir direto ao assunto pode pular o próximo parágrafo, porém vale a pena ler).

A revista "Superinteressante" desse mês abordou como matéria de capa o tema "energia nuclear". O contexto é que, ironicamente, essa forma de obtenção de energia é a mais "segura" e "inofensiva" ao meio-ambiente, e seria a solução para o problema do aquecimento global, visto que não agride ao meio ambiente (claro, se todas as medidas de segurança para que um acidente não aconteça forem cumpridas ao pé da letra). O calcanhar-de-Aquiles desse método é justamente o lixo atômico .. que leva milhares de anos para ser totalmente degradado e qualquer pequeno vazamento pode ser fatal, devido à radiação que ele emite e que provoca o cêncer de ossos em poucos dias nas pessoas que estiverem esxpostas a ela. Isso é só a ponta do iceberg... bom, a energia nuclear não emite gases à camada de ozônio e a matéria-prima, o tungstênio, tem baixo custo....e suas principais reservas são provenientes de países pacíficos, como Canadá, Austrália, Brasil...o que seria bom para a estabilidade dos preços, já que a energia proveniente de fósseis variam de preço de acordo com o "humor" dos países que o fornecem, que na maioria, são árabes (na verdade, de acordo com a estabilidade "pacífica" deles, pois qualquer desentendimento entre os principais fornecedores desencadeiam guerrilhas, o que só aumenta o valor do petróleo). As medidas de segurança na produção dessa energia são "confiáveis", e o risco de vazamento é mínimo, pois possuem paredes reforçadas e utilizam a água na produção, diferente do que aconteceu em Chernobyl, que utilizava grafite e foi o principal responsável pelo acidente.


Bom, onde estou querendo chegar ...a revista fez uso na capa de um personagem dos Simpsons, o sr. Burns, que no seriado é o dono de uma usina nuclear na qual o Hommer Simpson trabalha. A intenção da revista foi brincar com o conteúdo da matéria e o personagem, já que ambos podem ser associados e, assim, mudar a imagem que o sr. Burns tem de vilão para herói, já quea idéia de quando ele foi criado era justamente essa..vilão, pois o desenho foi ao ar um ano depois do acidente de Chernobyl, quando o mundo não queria nem ouvir falar em nada nuclear. Na própria capa, vinha explicando rapidamente isso tudo que expliquei nesse parágrafo, e o tema da matéria(energia nuclear) em letras gigantes. E qual não foi minha surpresa quando fui dar uma olhada na comunidade da revista, que algumas pessoas estavam chateadas com a revista pq compraram achando que o tema da matéria era "Os Simpsons"....pessoas dizendo que escreveram para a redação da revista pra reclamar, pq se sentiram "Lesadas", dizendo que a revista os enganou e tal....PELAMOR! O tema da matéria estava muito bem destacado NA CAPA com letras gigantes, e mais um pequeno resumo do papel do personagem Burns na revista .... não precisaria nem comprar a revista pra saber. Olha, me deu uma vergonha tãoo grande de ser brasileira nessa hora...como é que pessoas com acesso a internet (subtende-se que têm alguma instrução) têm preguiça de ler pelo menos do que se trata o assunto na capa??? De que adianta levar computadores pras escolas se as pessoas não se dipõem a ler? Querem ser informadas por imagem?

Sem mais.

Nenhum comentário: