segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

no friendly

Big Brother: ninguém é amigo de ninguém. Não é interessante para o programa (e nem é possível) que reine a harmonia entre os participantes. Vide as provas e jogos que jogam uns contra os outros, literalmente. Já no início tem o famoso jogo dos rótulos, no qual eles têm que pôr plaquinhas com adjetivos positivos e negativos uns nos outros, o que já gera uma tensão em quem vai ficando por último, já que os primeiros a jogar vão deixando para os próximos as placas de "preguiçoso", "fingido", "falso", "dissimulado". Os participantes deste ano conseguiram usar a diplomacia para justificar até a placa mais ofensiva, mesmo no dia em que todos foram obrigados a rotular os outros de "legal" e "chato" ao mesmo tempo. Por falar nisso, hoje é dia desse joguinho ... ou aquela prova do líder, em que se pichavam as fotos dos confinados até sobrar um, que seria o líder da vez. Não tinha para onde fugir: TODOS iriam pichar, e a partir daí já se formavam beicinhos, ressentimentozinhos e vingancinhas ... "vou retribuir a gentileza", dizia a Elenita, ofendidíssima, antes de pintar a foto da Jose. Quanta criancice ...

Bom, ninguém pode fugir de votar, indicar e rotular alguém: então, esquentar tanto para quê? Até dá para entender quando se é indicado pelo líder, porque aí geralmente o motivo é desavença pessoal mesmo, ou, mais no fim do programa, por falta de opção. Para que ficar fuçando em quem te votou no confessionário, fazendo disso uma balança de amizade/inimizade? Algumas pessoas que não votaram em você hoje podem (e provavelmente vão) fazer o contrário amanhã. É esse o objetivo do programa, é um jogo de eliminação, de resta um, mesmo! Ninguém vai votar nas pessoas mais próximas de si, e não adianta fazer o "amigo de todos", não se é o melhor amigo de todos ao mesmo tempo. Aliás, esta pode ser até uma justificativa para que você receba um voto: "fulaninho não fede nem cheira", "fulaninho finge se amigo de todos para não receber votos", "fulaninho não tem PERSONALIDADE", etc. A Fernanda está fazendo esse papel, e foi para o paredão na semana passada pelos mesmos motivos.

... e a melhor justificativa de votos é mesmo a tão badalada afinidade. No fim das contas, é a que mais se encaixa. "Voto nessa pessoa porque acho que ela anda afastada do grupo", ou "voto porque acho que ela não gosta de mim"? Que nada, você não vai é com a cara dela, mesmo. E aguente o chororÔ e vitimização, depois.

Um brinde à harmonia da casa! (by Anali, ou um cowboy desses)

Nenhum comentário: