sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Final de Novela; Paraíso

A-M-E-I o fim da novela "Paraíso"!

Assim, achei linda a última parte. O lugar, a paisagem, a fotografia ... a novela em si, para falar a verdade, eu havia deixado de acompanhar de uns tempos para cá. Não estava chata, mas eu estava em outra. Mas como a trama principal é previsível, eu me comprometi a acompanhar a última semana.

Achei muito bem bolada a idéia de criar um enredo cujos personagens principais são uma "santa" filha de uma beata fervorosa e desmiolada e um cara conhecido como "filho do Diabo", tudo isso numa cidade interiorana e pequena, onde, como todo bom interior, lendas e causos fazem com que personagens do tipo sejam exageradamente temidos. E o nome da cidade ainda é "Paraíso", rsrsrs ... o desenrolar da trama foi sempre interessante. A garota não aguentava a veneração dos fiéis para com ela e nem o suatus de santa, mas resolve se dedicar a rezar diariamente em busca do milagre da cura do filho do Diabo, que está paraplégico numa cama. Graça alcançada, hora de cumprir a promessa: tornar-se freira. Mais pra frente, conclui-se que o rapaz foi curado não por milagre, o que deixa a garota livre da promessa mas, até o fim da novela, sempre que o destino estava à favor do romance dos dois, acontecia algo que os afastava ainda mais. Enfim, como a novela já acabou, não é spoiler dizer que eles ficaram juntos no fim. Pouco antes do casamento dela com um outro, o filho do diabo toca o berrante, coisa que sempre mexeu com a santa, que larga tudo e vai atrás de seu amor.

Gosto das novelas do Benedito Ruy Barbosa. Geralmente, são novelas das seis da tarde e por isso mesmo são suaves, cômicas, emocionantes. Quase sempre se passam num interior e levam o telespectador a conhecer um novo mundo, novos costumes, modos de vida, valores ... foi assim em "Cabocla" e "Sinhá Moça", novelas que não acompanhei (exceto a primeira), mas que soube por outros. Ele não enfatiza as desgraças da vida, como acontece com as demais novelas, e sim os costumes locais como devoção religiosa, fofoquinhas de cidade pequena,política, ingenuidade dos personagens, comédia .... a personagem beata fundamentalista vivida pela Cássia Kiss nesta novela foi impagável!! Nem Perpétua ganha dela! Ele também insere uma conscientização social em suas tramas, principalmente sobre o modo de fazer política no Brasil. Desta vez, a rádio da cidade levava informação ao povo não só sobre política, mas saúde, ecologia, curiosidades. É importante porque parte do público do Ruy Barbosa é justamente o povo que seus personagens representam, e nesses locais ainda prevalece uma política mais rudimentar. Fora que a valorização exagerada de tradições faz com que muitas coisas importantes continuem sendo tabus entre eles, e a novela consegue abordar isso com sutileza e sem chocar as pessoas, coisa rara na tv.

Bom, aqui a sequência (maldita reforma da língua portuguesa: é tão estranho não usar o trema!) das cenas mais lindas do capítulo final. Amei, muito bonito!











3 comentários:

Romeika disse...

Os cenarios sao realmente lindos, olha o reflexo da paisagem na agua, tao belo!

re:Hannya, obrigado, o elogio chegou em boa hora, ja que estou um ano mais velha esse fds hehehehe

Eu uso photoshop pra editar as fotos, naquelas fotos do parque, por exemplo, quis dar um efeito de polaroid antiga:)

Quanto aos desfiles de moda, vc tem razao, tem muito disso de mostrar as tendencias ultraampliadas, extremos e extravagancia, mas se vc estranhar muito algum look, deve ter alguma coisa de bizarra no mesmo. Assim..esses desfiles e editorias sao pret a porter, roupas prontas pra uso. A fantasia pode e deve rolar solta em desfiles de alta costura e afins..

E eu acho tudo da colcci muito brega e feio... sem graca, ate. Jamais pagaria os precos absurdos por roupa nenhuma deles!

Romeika disse...

Oi Hannya! eu vi o filme que vc recomendou ontem, achei muito fofo! Me apaixonei pelo casal de velhinhos:) Dei varias risadas tb...:)

Bjs!

Hannya disse...

Aquele filme é muito emocionante mesmo, fui dos risos às lágrimas. Lembrei bem de vc quando vi, por causa da cena de "La Dolce Vita", porque já imaginava que vc curtia. ;)