quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Impressões sobre "Viver a Vida"

Sou muito suspeita para falar das novelas do Manoel Carlos: simplesmente a-m-o !! E também detesto algumas cositas mais que não vêm ao caso (agora).


A Helena da vez, Taís Araújo, com novidades (estava precisando mesmo, de previsível, já bastam os nomes dos personagens, o Rio de Janeiro ...): negra, jovem, modelo ... bem diferente das tradicionais Helenas. Acho que entre as atrizes que já fizeram a protagonista, Vera Fischer foi a que mais fugiu do esteriótipo. Que bom que isto está se repetindo (cá entre nós, eu não vejo menor graça nas outras Helenas. Talvez por isso mesmo que as demais foram quase que superadas por personagens secundários, pois eles eram mais interessantes)!

Letícia Spiller está muito linda! A mulher está cada dia mais bela, bem mulherão. A maturidade só está ajudando a aparência. Coisa rara nas mulheres.

Aliás, falando em modelo, Maneco explora um universo novo, que é o da moda. A disputa e inveja que rola entre as modelos, o deslumbre, a anorexia, os encantos e desencantos...
Musicas: bossa-nova, como sempre. Mas acho que nenhum ritmo combina mais com as novelas dele, sem contar que amoo!! A música de abertura, um dueto com Chico e (supostamente) Nara Leão. No meio da novela, no local onde ia acontecer um desfile de moda, uma loura magra cantava como uma diva do jazz dos anos 50, estava até mesmo produzida como uma. Lembrei da Amy Winehouse, acho que por causa do estilo da música.

As paisagens são lindíssimas. Até agora, só passou o Rio e Búzios, mas logo vamos ter os lindos cenários do Oriente Médio. Uma cena na qual dois carros doidinhos passavam por uma estradinha num lugar alto, me admirei de saber que era no Brasil. Era em Búzios! Parecia ... sei lá, uma paisagem de litoral português. Também algumas cenas passaram um local que não sei ao certo se era um spa ou uma casa, mas tinha uma decoração externa lindíssima, estrutura de madeira, uma piscina gostosa que se mesclava com o prédio ...

O elenco, de muito bom gosto. Tanto no talento como na beleza. Alguns nomes que são figurinha carimbada nas novelas do Maneco, como José Mayer, Lília Cabral, Thiago Lacerda, Natália do Vale .... alguns rostos poucos conhecidos também.Os nomes dos personagens não mudaram muito. Sempre tem uma Márcia, Marcos,Luciana e alguns nomes que não lembro agora. Além é claro, de Helena. :D Amei também ele ter colocado a Daniele Suzuki na trama. Ela de um jeito que nunca vi, nem de longe remetendo ao jeito moleca de sempre. Gostei da Dani com ares de maturidade. Ela estava fazendo um sunomono ..hmmmmmmmm... quanto tempo que não vou a um sushi-bar!!

A-DO-REI os óculos que a Alinne Moraes usou na cena em que ela e o pai estavam no buggy, numa praia. Um ray-ban moderno, lindo, lindo!! Eu querooooo!!

A parte chata do Manoel Carlos é quase tudo é exageradamente realista, a ponto de ser pessimista mesmo. Se um personagem sofre um acidente, as chances dele ficar aleijado, sequelado e/ou morrer são imensas. E mesmo um personagem carismático pode sofrer um fim trágico. Em "Mulheres Apaixonadas", por exemplo, o Fred morreu no fim ... achei aquilo uó!!!!! :(
Não sou à favor de novelas contos-de-fada, como as mexicanas, mas também detesto a exploração do pessimismo.

E uma segunda (e talvez última) coisa que não gosto nas novelas dele é que volta e meia, um dia na tv equivale a pelo menos duas semanas aqui fora. Em "Páginas da Vida", o julgamento do caso "menino Fracisco", na novela, era coisa de dali a dois dias. Pra quem estava assistindo, foram quase QUINZE intermináveis dias de embromação! Fora as famosas cenas nas quais os personagens ficam sós consigo mesmos e toca a musiquinha deles, enquanto eles passam um tempão olhando para fotos, sonhando acordados .... chega uma hora em que o ideal é gravar a novela para assistir depois. Assim, dá para adiantar cenas como essas para ver logo o que está interessante na trama.
 
Enfim, o primeiro capítulo foi legal. Começa em Búzios, ano de 2008, com uma equipe de reportagem fazendo uma espécie de documentário sobre a Helena no lugar onde ela nasceu, e já maios ou menos fica claro quem e o que ela vai enfrentar ao longo da novela: ela fará par com o pai de uma modelo que a abomina e cuja mãe é preconceituosa, tem uma irmã (que tem um cabelinho estilo Rihanna: lindooo) que namora um cara violento e metido com drogas ( outra Helena que cuida de uma irmã problemática!), vai viver toda a dor e a delícia do mundo da moda, fora que ela pode evidenciar os cabelos cacheados da mulherada neste verão!
Pela primeira vez na vida, achei o cabelo natural dela bonito. Assim, eu gosto de cabelos cacheados, mas compridos, com um leve repicado e volume médio. E é como ela usa o cabelo natural pela primeira vez. Dez, Taís, DEZ!!!!

Agora, é esperar para aparecer o resto do elenco (Rodrigo Hilbert e Thiago Lacerda na mesma novela? Enfartarei!!!!).





4 comentários:

Romeika disse...

Oi Hannya!!! Faz tanto tempo que nao vejo novelas, mas gostei da maioria das tramas escritas pelo Manoel Carlos, embora o que eu mais gostei dele foi uma minisserie, "presenca de anita", queria tanto o dvd!

Tb nao sou fan das outras Helenas, soh a da Vera Fischer mesmo, e fico feliz em saber que uma atriz negra eh a protagonista da novela (mas parece que sempre eh a Thais Araujo ne?)

Eu adorava a maioria da trilha sonora de "Lacos de Familia", bossa nova eh muito bom..:)

re:Estive na fontana di trevi, passei 9 dias em Roma este inicio de mes, belas lembrancas.

:)

Hannya disse...

Oi, Romeika!

Eu tenho "Presença de Anita", comprei no ano passado, e logo depois ficou por um preço bem menor na Submarino :(

No começo deste ano também passou a minissérie "Maysa" (a cantora), também do Manoel. Não pude acompanhar, só vi até o quarto capítulo, tenho até o torrent para baixá-la, mas sempre esqueço. Foi muito lindo, a atriz é desconhecida e a série foi muito bem produzida. Ela parecia uma pin-up com aquela maquiagem típica dos anos sessenta, muito batom vermelho e delineador..amei!

E bem lembrado, sempre que tem uma negra protagonista é a Taís Araújo. Ela teve sorte de ser bastante cotada e poder mostrar o seu trabalho. Acho que a única novela na qual ela foi escrava (sina dos atores negros) foi "Xica da Silva", e ainda assim era uma escrava protagonista :D rsrs
Seria bom que mais negros tivessem oportunidades de representar mais do que papéis previsíveis, como escravos e empregados. Acredito que a Taís como primeira negra protagonista de novela de horário nobre deva abrir caminho para que mais negros sejam contemplados. Tem duas atrizes assim que acredito no futuro delas, que sã oa Thalma de Freitas e Juliana Alves (se bem que essa última não fez personagens muito notadas) ... ela é ex participante do BBB, mas tem conteúdo, é integrante de uma ONG que combate o racismo e antes era atriz de teatro, apenas. E é muito linda! :)

Acho a Fontana de Trevi encantadora. Já vi em alguns filmes, e o último deles foi num filminho emocionante chamado "Elsa e Fred", que são um casal de velhinhos que se apaixonam, e ela inventa mil e uma mentiras pra ele ao mesmo tempo em que o leva a viver intensamente. No filme, ela tem a foto de uma atriz que fez uma cena memorável na fonte, uma loura, só não lembro o nome.

É um dos lugares que pretendo passar quando for à Europa. Sorte sua que já foi lá! ;)

Anônimo disse...

ola...gostari de saber o modelo daquele ray ban que a aline morais usou..ele é realmente mto lindo,...
obrigado!!

Hannya disse...

achei o vídeo em que ela aparece com os óculos:

http://www.youtube.com/watch?v=3K5SqPBK3Q8&feature=related

por volta dos dois minutos.
show!