quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Campanhas de Moda: os extremos



Eu tenho uma série de perguntas sem respostas, e uma delas sempre surge quando estou vendo alguma revista: por que as campanhas publicitárias e editoriais de moda masculina fazem sentido e as femininas, não?


É sério. A gente vê os editoriais de moda masculina e os homens estão sempre com as roupas bem certinhas, combinando ... o editorial revista VIP de agosto mostra um homem bem vestido, com roupas normais, ou seja, calças, camisas, camisetas, bermudas. Tênis e óculos escuros bonitos ... embora eu dificilmente veja um homem vestido com algumas peças de roupa que o modelo usa (como uma calça skinny pega-bode). O da Playboy então, de um bom gosto fino, com moda inspirada no jazz ou no rock (aliás, tem um modelo negro muito lindo na foto inicial). As campanhas publicitárias de moda masculina, idem. Homens saudáveis, charmosos, finos, com roupas bem cortadas, nada de exagero.













Já nos editoriais femininos, reina a desordem. Peças de roupas e combinações que superam o mau-gosto. Produções que ninguém em sã consciência usa. É um freakshow só. Nas mesmas revistas que condenam misturas de muitos tipos de estampas a gente vê editoriais que parecem feitos sob lente de aumento do que NÃO FAZER. Até homem vestido de mulher no carnaval se produz melhor. Por exemplo, quem sairia de casa vestida assim?


Ou assim?




Já me deram uma explicação para o mesmo motivo, só que quando acontece em desfiles de moda. Dizem que o que está passando na passarela muitas vezes não é a peça, é a tendência, e maximizada, como numa caricatura. Por isso, se eu ver blusas com babados que mais parecem saias despencando de mangas e golas é porque babados estarão em voga na próxima estação, e não a blusa bizarra. Uma salada de cores berrantes? Várias peças naquelas cores em breve. Não olhe para a roupa: é a BOLSA que estão vendendo. Vai ver é isso que acontece nas campanhas e editoriais de moda feminina.


Compare:




É tão difícil fazer um editorial com combinações que as pessoas realmente usam? Para os homens, parece que não.

3 comentários:

Romeika disse...

Que bota branca horrenda a que a modelo esta usando na foto, credooo! Mas existem editoriais e campanhas de moda femininas legais sim, Hannya, nao esses do post, claro hehehe

re: Fiquei supercuriosa pra ver o filme dos velhinhos! Acho q a loira eh a Anita Ekberg, q protagonizou uma cena classica na fontana, em "la dolce vita":-)

Hannya disse...

Romeika, eu estava fazendo essa postagem e lembrei MUITO de você! Porque vc é do ramo da moda, e sempre lembro de vc quando o assunto é esse ... na novela das oito, por exemplo. :)

Eu esqueci de postar que existem alguns que se salvam, principalmente os de uma grife de bikines que não lembro agora, infelizmente, e alguns catálogos que já vi em algumas revistas famosas ....

Mas tb eu sou leiga no assunto, às vezes não é a rtoupa que eles querem vender e sim mostrar a tendência do momento ampliada. Só não sei ao certo QUANDO a intenção é esta. Por exemplo, na revista TPM de setembro, tem uma publicidade da "Lucy in the Sky" na qual uma moça usa umas peças de roupa que até isoladas são duvidosas. Uma saia muito estranha amarela e uma blusa grandona, listrada de branco e azul. Pena que não consegui achar a foto ...

Já volto a responder, vou passar no seu blog também, só aconteceu um imprevisto agora. Beijos!

Hannya disse...

então, o que acho estranho é que certas produçÕEs estão contidas em revistas que justamente AS CONDENAM! Por exemplo, na revista Nova de agosto, uma modelo usava um lindo corselet preto de veludo com uma calça horrenda que parecia uma calça de palhaço, pelo modelo e estampa; era daquelas calças folgadérrimas com cós boca-de-saco quase abaixo do busto. E parecia ser de um brim coms estampas bufentas de flores coloridas. Me pergunto: por quê?

Essa calça horrenda que postei, rosa e toda resgada, é da Colcci e custa quase 400 reais. Além do absurdo de venderem tal calça a este preço, a revista ainda põe essa blusa pra sugerir como produção pra trabalhar. Tudo bem, como a revista é a TPM ainda dá pra perdoar, porque ela é adepta do "imagem não é nada", e talvez por isso mesmo que eu a ame. Não pelas produções de moda, mas pq é uma revista pra ler. Difernete da NOVA, queaproveita matérias e fotos antigas para recheio e capas.

-------------

O filme da fontana de Trevi é esse mesmo: La Dolce Vita!
Veja "Elsa e Fred" depois, ach oque vai gostar ... é emocionante. É uma produção argentina, não tem ngm famoso. Apenas uma atriz eu vi em um outro filme, chamado "Volver", com Penelope Cruz.

Beijos!