segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Mônica cresceu!!!!! (e decepcionou)


É isso aí. Desde agosto, se encontra nas bancas a nova versão da turma da Mônica. As mudanças acontecem não só na turminha, que agora está na faixa dos 16 anos, como também no estilo do desenho, agora na versão mangá. A Mônica se transformou nessa singela moçoila, a Magali faz dieta, o Cascão toma banho e o Cebolinha (agora Cebola) só troca o "r" pelo "l" quando fica nervoso. Eu, particularmente, não curti a nova revista, que não é colorida, invadida exageradamente por aparelhos tecnológicos, fora aquele fantasioso enredo japonês.


Quando o Maurício prometia uma versão jovem da turminha, eu imaginava algo como a Tina. Acho que seria bem mais legal, e acho também que é como muita gente esperava. Na verdade, ainda não vi direito a nova revista. Apenas dei uma folheada rápida, o suficiente pra deixar algumas das impressões que citei. Umas roupas e acessórios que não têm NADA A VER com o estilo brasileiro...já temos tão poucos representantes nacionais, será que precisa "ajaponesar" tudo? O Cebolinda perdeu até a identidade com aquele cabelo. O Anjinho, agora Céuboy, eu nem quero imaginar...pelo que eu soube, uma versão X-MEN do personagem .... só está faltando os personagens terem poderes especiais e formarem um esquadrão para derrotar montros, e aí sim, eu não saberei se estou lendo a turminha ou Dragon Ball.
Acima, as duas gerações da Mônica. Alguém discorda que o estilo desta Mônica adolescente é BEM MELHOR que o estilo mangá? Neste estilo, a Mônica apenas cresceu. No estilo que está nas bancas, parece que, além de crescerem, os personagens mudaram para outra dimensão. Foi uma mudança brusca de estilo. Um choque. Há algum tempo atrás, foi publicada uma historinha em que a turma estava adolescente, e lembro que fez o maior sucesso. Impressão bem diferente da turma adolescente atual.... Ah, Maurício, por que você fez isso com a gente ... eu li um fragmento de uma entrevista em que ele dizia que o objetivo é conquistar um público diferenciado, que curte mangá. Legal, Maurício, mas a legião de leitores que cresceram e ainda curtem a turma, independente da idade (eu tenho 24 anos e AMO) curtiam o gibi muito porque ele era alternativo, era original ... por que não manter os elementos que fazem do gibi da turma da Mônica O gibi da turma da Mônica? Nem estou citando o roteiro criativo, porque quero enfocar apenas o estilo. Mas claro que o roteiro influi em quase tudo que faz a revistinha ser legal. Você prefere trocar a gente por um público que prefere as coisas que vêm de fora? Ok
:'(


Bom, "pra não dizer que não falei das flores", rs, uma imagem da primeira versão da turminha. Naquele tempo, mais pontiagudos e bem rudimentares.
Pelo menos, o gibi da turminha tradicional vai continuar sendo publicado. Pelo menos, isso.


5 comentários:

Evandro Venancio disse...

Olá!

A verdade é que o Mauricio de Sousa arriscou, e muito, ao mexer num universo que já estava tão consistente e que trazia uma legião de fãs de várias gerações!

Concordo que o traço da nova turma da Mônica é esquisito - também não me agrada - mas a história continua bem leve, divertida e exagerada (como sempre).

Desculpe lhe decepcionar, mas a Turma da Monica Jovem já adquiriu poderes de Dragon Ball! Basta ver a segunda e a terceira edição! Mas isto só reflete a inocência dos personagens, que cresceram alguns centimetros, mas continuam ingênuos - e eu, particularmente, gostei do resultado!

Valeu!

Romeika disse...

Hannya, concordo com vc, li sobre esse "mangai" ha pouco tempo, e pelas fotos e descricoes dos personagens, achei uma grande decepcao! Nunca compraria essa revista. Ao imaginar a turminha adolescente, eu penso logo em historias estilo Tina e Rolo, seria otimo se fosse assim. Odiei!

Bjs.

Romeika disse...

Quis dizer "manga" kkkkkkk Estava pensando no restaurante.

Hannya disse...

EvAnDrO vEnAnCiO - sério que eles têm poderes mágicos, agora? :(
Eu não comprei ainda, não sei se vou comprar..talvez um exemplar, pra dar uma sacada melhor, mas eu já não gosto, sabe? Pra mim, mangá é uma coisa, e a turma é utra.

Eu gosto de mangá: Sailor Moon, por exemplo. Mas, como ficou claro, com a Mônica, sem chances :)

Hannya disse...

Romeika - muitos leitores tradicionais não curtiram o estilo. Muita gente apostava no estilo turma da Tina..eu acho que faria mais sucesso.

p.s.: hmm...nem me fale em "Mangai" ... nham nham!!! rs